25 de maio de 2010

Deus tem PRESSA

Depressa e não devagar
Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela (Jn 1.2)

A mesma atividade pode ser feita em sete dias ou em sete meses. No primeiro caso há pressa; no segundo, há vagarosidade. É preciso distinguir seriamente onde há urgência. A lerdeza quando a situação exige pressa põe tudo a perder.

O Senhor da Seara coloca várias vezes a palavra “depressa” em suas ordens. Foi assim com Jonas: “Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença”.

Na parábola do grande banquete, Jesus põe na boca do “dono da casa” a ordem dirigida ao seu servo: “Vá rapidamente para as ruas e becos da cidade e traga-os pobres, os aleijados, os cegos e os mancos”, porque “tudo já está pronto” (Lc 14.17, 21).

Às mulheres da Galiléia que souberam primeiro da ressurreição do Senhor foi ordenado: “Vão depressa e digam aos discípulos dele: Ele ressuscitou dentre os mortos” (Mt 28.7).

Jonas perdeu um tempão com a sua desobediência, mas Deus, por sua vez, fez desencadear uma série de providências que obrigaram o profeta a cumprir sua missão.

Na minha busca pelo Senhor e pelo seu reino não mais serei vagaroso.

Retirado de Refeições Diárias com os Profetas Menores (Editora Ultimato, 2004).

Nenhum comentário: