19 de dezembro de 2013

Sempre gostei do Natal



Sempre gostei do Natal. Não sei se é porque essa sempre foi a época de férias, tempo de se reunir com a primarada, comer comida boa, ganhar presentes e ainda tentar adivinhar qual era o tio que estava vestido de papai Noel. É, acho que esses são bons motivos para gostar do Natal. Hoje, essas coisas ainda me atraem (só eu?) mas há algo muito mais profundo que isso.
Eu sei que Jesus não nasceu no dia 25 de Dezembro, eu sei que Papai Noel não existe, eu sei também que essas datas incentivam o consumo, eu sei que árvore, bolinhas e trenas não estão na bíblia (mas amigo secreto e ceia natalina também não – hehe), mas há algo mais que eu também sei.
O que eu sei é que o Verbo se fez carne, veio a esse mundo 100% homem e 100% Deus, limitado, nascido de uma virgem, e sujeito à todas as dificuldades humanas, e é por isso que essa data existe – para nos fazer lembrar de algo que mudou a historia da humanidade.
E aqui nesse mundo que Jesus habitou, comemoramos aniversários, fazemos festa, damos presentes e celebramos a vida.
Falando em presente, é tão bom quando ganhamos algo que queríamos muito. Portanto, o que você pretende dar para o aniversariante nesse ano?
Essa mesma pergunta foi feita muito tempo atrás, e está registrada no livro de Miquéias 6:6-8. “Com que eu poderia comparecer diante do Senhor e curvar-me perante o Deus exaltado? Deveria oferecer holocaustos de bezerros de um ano?
Ficaria o Senhor satisfeito com milhares de carneiros, com dez mil ribeiros de azeite? Devo oferecer o meu filho mais velho por causa da minha transgressão, o fruto do meu corpo por causa do meu próprio pecado? Olha a resposta de Deus: “Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.”
O Salmista também estava intrigado e no capítulo 116, versículo 12, indagou: “Como posso retribuir ao Senhor toda a sua bondade para comigo?”
Muitos dão ao aniversariante uma linda árvore enfeitada, outros oferecem uma ceia repleta de pratos típicos. Alguns presenteiam com um minuto do seu tempo fazendo uma linda oração na noite de natal. Mas o que o aniversariante realmente gostaria de ganhar? 

Jesus possui sentimentos e se alegra ou se entristece com nossas atitudes. Nesse natal - (parece que toda frase que começa assim vai virar clichê) - tire Jesus do presépio, tire Ele da manjedoura, tire ele dos cartões de Natal, tire Ele das mensagens do facebook e aproveite a presença Dele. Fale com Ele, agradeça a Ele, peça para Ele ser seu amigo, suplique pela ajuda Dele, conte a Ele o seu problema, peça direção, enfim, dê o que Ele gostaria de ganhar: a sua companhia, a sua vontade e o seu interesse.
Certa feita, alguém perguntou a Jesus qual era o maior mandamento, ou seja, o que Ele mais gostaria que fizéssemos. E sabe o que Ele respondeu? "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.
Pense em alguém que você ama muito. Sempre queremos ver quem amamos feliz, e para isso, procuramos um jeito de causar ou contribuir com essa alegria. Quando amamos a Jesus, também queremos ver Ele feliz, então, se informe sobre as coisas que Ele gosta e o que Ele não gosta. É por isso que a bíblia existe, para conhecermos o nosso Deus.

Nenhum comentário: