24 de fevereiro de 2012

Qual é a sua versão do Mito da Caverna?

Na aula de cinema e vídeo desta última sexta-feira a professora Lucia Miranda usou a Alegoria da Caverna pra falar sobre o início do cinema e como as primeiras idéias de projeção surgiram. Esse assunto me fez lembrar de algo que discuti com uma amiga há muito tempo atrás, em Cascavel ainda. Deixe-me explicar um pouco desse mito primeiro:

O mito da caverna foi narrado por Platão no livro VII do Republica escrita a 2.500 anos atrás onde ele descrevia a condição da humanidade.
No mito, o filósofo imaginou todos presos desde a infância no fundo de uma caverna, imobilizados, obrigados pelas correntes que os atavam a olharem sempre a parede em frente. O que veriam então? Supondo a seguir que existissem algumas pessoas, uns prisioneiros, carregando para lá para cá, sobre suas cabeças, estatuetas de homens, de animais, vasos, bacias e outros vasilhames, por detrás do muro onde os demais estavam encadeados, havendo ainda uma escassa iluminação vindo do fundo do subterrâneo, disse que os habitantes daquele triste lugar só poderiam enxergar o bruxuleio das sombras daqueles objetos, surgindo e se desafazendo diante deles. Era assim que viviam os homens, concluiu ele. Acreditavam que as imagens fantasmagóricas que apareciam aos seus olhos (que Platão chama de ídolos) eram verdadeiras, tomando o espectro pela realidade. A sua existência era pois inteiramente dominada pela ignorância (agnóia).
Se por um acaso, segue Platão na sua narrativa, alguém resolvesse libertar um daqueles pobres da sua pesarosa ignorância e o levasse ainda que arrastado para longe daquela caverna, o que poderia então suceder-lhe? Num primeiro momento, chegando do lado de fora, ele nada enxergaria, ofuscado pela extrema luminosidade do Sol. Depois, ele iria desvendando aos
poucos, como se fosse alguém que lentamente recuperasse a visão, as manchas, as imagens, e, finalmente, uma infinidade outra de objetos maravilhosos que o cercavam. Assim, ainda estupefato, ele se depararia com a existência de um outro mundo, totalmente oposto ao do subterrâneo em que fora criado. O universo da ciência (gnose) e o do conhecimento (espiteme), por inteiro, se escancarava perante ele, podendo então vislumbrar e embevecer-se com o mundo das formas perfeitas.
Fonte: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/caverna.htm

Olha só essa interpretação deste mito:Legal, né? esse é outro tipo de escravidão que muitas pessoas se encontram atualmente.

Podem haver várias interpretações deste mito. A minha é a seguinte: toda a humanidade está sim dentro de uma caverna, conforma consta em Romanos 3:23 - Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus... todos vivem na escuridão, e como diz o mito, quando nos deparamos com a luz, nossos olhos ardem, dóem mesmo.
Mas na luz podemos ver os detalhes, a sujeira (que as vezes está escondida em um canto), podemos ver o caminho correto, onde não haverão obstáculos, e tantas outras coisas mais que nos impedem de prosseguir... E a luz veio a este mundo para libertar todos aqueles que estavam presos nessa caverna escura, úmida e limitada. E olha só o que nós fizemos com a luz:

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam. Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. Não era ele a luz, mas para que testificasse da luz. Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam." João 1:7-11

Compreendeu? Jesus é a luz, porém os homens não o receberam (e continuam não o recebendo), porque quando nos deparamos com a luz, ela nos mostra todos os nossos erros, pecados e sujeiras... e isso dói! Mas não se esqueça de que este é o primeiro impacto, depois, a dor passa e conseguimos ver com clareza o caminho que se põe diante de nós e nos corrige para sermos pessoas melhores, mais parecidas com Jesus...

E você, vai escolher sair da caverna ou continuar neste lugar escuro e úmido? Eu já tomei minha decisão e hoje desfruto da Luz que não só ilumina meu caminho, mas também irradia com alegria e paz dentro do meu coração!

Um beijão-jão-jão, Neyfi


João 1:6
João 1:5
João 1:4
João 1:3
João 1:2

Nenhum comentário: