1 de junho de 2012

DOAR-SE

Esse post foi sugerido por minha prima já considerada uma baiana, Everlin. Fiquei muito feliz quando ela sugeriu, e fui atrás de perguntar para algumas pessoas que são referências em minha vida quais suas opiniões sobre o tema.

As respostas foram unânimes e condiziam com o que eu sempre pensei. Pesquisando sobre o assunto, encontrei em casa uma revistinha de Escola Bíblica da CPAD do ano de 2002,que tem como tema: ÉTICA CRISTÃ, porém, essa data em nada interfere nas informações atuais e coerentes contidas ali.

Vamos lá.. A doação de órgãos é a concordância expressa, ou presumida, por parte de uma pessoa, consentindo que seus órgãos sejam retirados após a sua morte para serem aproveitados por pessoas portadoras de doenças crônicas, visando aumentar seu tempo de vida. Para concluir-mos algo, sempre devemos ter como referência, a palavra de Deus, que é a verdade inerrante. A consciência em si mesma não é juiz, m ela deve estar alinhada e sintonizada com a Bíblia.


Existe o Transplante de órgãos (você pode saber mais sobre ele clicando aqui) e existe a Doação de órgãos após a morte.


No caso de Transplante de órgãos, é possível doar o rim (que é um órgão par e permite que o doador viva normalmente com apenas um), é possível também doar parte do fígado (que se regenera normalmente).
Já quando falamos de doação de Sangue, existem alguns argumentos contrários a essa prática, pois na palavra de Deus, existe uma "proibição" sobre "comer" sangue. Porém, esse argumento cai quando analisamos a forma como o sangue é doado: diretamente na veia do receptor, sem passagem pelo aparelho digestivo.
Para essa "modalidade", não há qualquer implicação ética, à luz da bíblia, caso a consciência de doador e receptor esteja em paz e sem dúvidas. Para entender melhor, leia as referências abaixo:
Romanos 14:1-23 (aqui)
I Coríntios 8: 7-13 (aqui)
I Coríntios 10: 23-33 (aqui)


Quando analisamos Doação após a morte, existem alguns argumentos que desaprovam a prática:
Receio de comercialização de órgãos humanos - É praticamente o medo de se tornar cobaia. Isso existe, e a imprensa já divulgou.
Receio de discriminação - Pode haver diferença para ricos e pobres.
Integridade do corpo - Na cultura judaico-cristã, o corpo é considerado sagrado e a retirada de órgãos, uma profanação.
Esperança de um milagre - Alguns acreditam que Deus pode ressucitar o morto, e por isso optam por não doar.
Preocupação com a Ressureição - Alguns crentes acham que doando órgãos, no momento da ressureição, estará faltando uma parte do corpo.

Agora vamos ao Posicionamento Cristão:
Faça para o outro aquilo que você quer que façam contigo - Mateus 7:12 - Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. Acho que esse versículo já diz tudo. Basta nos colocar-mos no lugar de alguém que está esperando um doador, e já sabemos qual a decisão correta.
A doação de órgãos é uma expressão de amor - I João 3: 16-17 -Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? - Salvar a vida de alguém, é, sem dúvida, uma demonstração de elevado sentido espiritual e moral. Podemos encarar um órgão como um "bem" de valor inestimável, na verdade, ele vale o preço de uma vida no caso de doação!
A falta de órgãos nesta terra não tem implicação com a eternidade - Filipenses 3:20-21 - Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas. Em I Coríntios 15: 42-43 também encontramos embasamento -Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. - O corpo que vai ressucitar será o corpo espiritual.
1 Coríntios 15:42-43
 Filipenses 3:20-21 João 3:16-17
João 3:16-1Mateus 7:12

 CONCLUINDO.... Em ambos os casos de doação, a família e o doador devem estar de acordo. Para mim, doação portanto, é um ato corajoso de amor e demonstração da imagem e semelhança de Deus.
E se estiver em dúvida, coloque-se no lugar da pessoa, e pergunte: o que eu gostaria que fizessem pra mim? O que Jesus faria nessa situação? Bom, essa resposta já sabemos!

"Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber." Atos 20.35

Seguem algumas imagens que achei interessante sobre o tema:




Deus te abençoe,
Um beijão, jão, jão, Neyfi

Um comentário:

Everlin disse...

Até q enfim tenho resposta então. Família, amigos e conhecidos, não me matem, mais se eu morrer, estão autorizados a doar meus lindos, maravilhosos e saudáveis órgãos em nome de Jesus. Amem.