19 de março de 2012

Ética Jornalística aplicada à vida!!!

Aprendi constantemente nesses anos de faculdade a importância da imparcialidade e isenção quando vamos apurar fatos e construir matérias. As discussões na sala de aula sempre eram voltadas para a pergunta: a imparcialidade é possível?

Fomos (nós, os estudantes de jornalismo ou "Focas") orientados a SEMPRE ouvir os dois lados da história, escutar o maior número de pessoas possível e não se envolver ou demonstrar a opinião.
Por exemplo, se eu for fazer uma matéria sobre o movimento Sem-terra, posso usar a expressão: " Os Sem-terra invadiram a fazenda..." ou "Os Sem-terra ocuparam a fazenda..."
Percebeu a diferença? Se eu usar invadiram já estou criando juízo de valor! Sim, é muito sutil, mas quem tem conhecimento, percebe o posicionamento do repórter ou da empresa jornalística na mesma hora.

Fiz essa introdução apenas para embasar um princípio que tenho aprendido dia após dia:
SEJA IMPARCIAL ATÉ NÃO TER ESCUTADO AMBOS OS LADOS!

Tenho um problema (confesso) que herdei da minha mãe e nós duas estamos tentando mudar (Deus nos ajude).
Sempre que alguém me conta algo, eu escuto e "concordo" com a pessoa.
Isso por que geralmente quando alguém explica sua versão, apresenta óóóóótimos argumentos para sustentar seu lado!

Mas tenho vivido junto ao meu esposo alguns acontecimentos e observado que algumas pessoas simplesmente tomam dores de outras pessoas sem ao menos saber/perguntar/questionar/dúvidar do caráter e índole desta pessoa. Sem saber qual a verdadeira situação, o que está acontecendo, qual o histórico, o contexto da situação?


Não estou falando de JULGAMENTO (aliás, é bem o contrário disso) - estou falando sobre SABEDORIA e DISCERNIMENTO!
Antes de julgar, passar pra frente, apoiar alguém, sempre peça para que Deus te oriente se essa pessoa é realmente digna de sua confiança e se o que ele(a) está dizendo é verdade.
Assim como na imagem da joaninha acima, sempre há os dois - ou mais - lados da história.

Julgue o SENHOR entre mim e ti, e vingue-me o SENHOR de ti; porém a minha mão não será contra ti. 1 Samuel 24:12 Forte esse versículo, não é? Por mais que as vezes temos vontade de sair gritando a verdade, Deus é o nosso juíz e é Ele quem faz a justiça! Essa é mais uma lição que estou aprendendo!

Por hoje é só... em suma é isso: procure sempre saber os dois lados e se possível, nem se envolva em algo que não compete a você!

Deus abençoe



2 comentários:

Cláudia disse...

Amei as ilustrações! Além de fofas, super certeiras! Beijão!

Missionária Cris disse...

A biblia nos exorta a não julgar, então eu costumo dizer nesse assunto que você postou para então não julgar nem para o bem, nem para o mal. A bem da verdade é que todos veêm apenas o seu lado, não se coloca no lugar do próximo principalmente se há algum risco para o mesmo.
Da para se concluir então que cada um tem a sua razão de "Ele"estar certo.
uma pregação de Joyce Meyer ela diz, para tomarmos decisão de fazer aquilo que somos direcionados por Deus sem se preocupar sobre o que vão dizer, porque independente de o que fizermos vai desagradar alguem com certeza, e isso não significa que eu sou mais certa, ou a pessoa é mais certa e sim que Deus nos fez individuos unicos não somos iguais, vivemos e pensamos de uma maneira diferente.
Deus tratou isso comigo na época em que estavamos em uma igreja onde sempre tinha o "amigo da vez" na casa do pastor, entao quando eramos esse amigo da vez eramos bem tratados e eram revelados segredos de alguns irmãos que antes eram o amigo da vez, coisas que eles fizeram e que causaram ferida no pastor (segundo o lado dele) isso criava uma certa barreira e nos deixava meio distantes desse irmãos, (cuidado com o fulano ele faz fofoca, cuidado ele ficou devendo etc)
Isso acabou quando entao passou de nós essa vez de sermos amigo do pastor e nos encontravamos na mesma posição dos irmãos. Porem sabiamos que não tinhamos feito aquilo que ele dizia.
Sabe devemos nos colocar no lugar do proximo esse é o verdadeiro cristianismo. Desde entao quando nos deparamos com essas situaçoes novamente, ouvimos, somo compreensivos, porem cautelosos sobre as veracidades dos fatos. Não julgamos para mal e nem para bem se é que vc's me entendem.
Beijos Neyfi e como sempre ótimo posto